Offline
Rosa de Luxemburgo - CineIndicação
Novidades
Publicado em 30/09/2022

ROSA DE LUXEMBURGO

FICHA TÉCNICA COMPLETA

Título original: Rosa Luxemburg

Ano de produção: 1986

Duração: 123 minutos

Classificação: Sem indicação

Gênero: Biografia, História

País de origem: Alemanha

Rafael Felipe da Silva Alves

O filme Rosa Luxemburgo, lançado no ano de 1986, retrata a história de uma das mais influentes pensadoras do movimento de luta revolucionária do século XX, que contribuiu efetivamente na luta contra as diversas categorias de opressão expressas em nossa realidade.

O filme apresenta o conturbado período que viveu Rosa (1871-1919), consequência direta das profundas transformações ocorridas após o velho mundo europeu ser sacudido pelo frenesi das revoluções burguesas. A história de Rosa Luxemburgo é, inevitavelmente, a história de uma mulher entrelaçada à história de uma militante revolucionária. Sua vida pessoal se mantém sempre em constante conflito com suas ações políticas revolucionárias. Durante o trágico período da Primeira Guerra Mundial, podemos ver uma Rosa ativamente participativa nas lutas políticas, com grande habilidade para se expressar, sendo uma forte influência para a conscientização das classes trabalhadoras em seu tempo. Entretanto, sua personalidade fervorosa, seu apetite pela liberdade, sua paixão pelo mundo e pela humanidade colocam Rosa a se opor drasticamente às políticas burguesas militaristas do período de guerra e, inclusive, à adesão dos socialistas e sociais-democratas a esse flagelo sanguinolento.

Sempre se manifestando energicamente, Rosa foi uma mulher que nunca aceitou a natureza tirânica das relações sociais humanas, opondo-se radicalmente ao capitalismo global, ao machismo das sociedades (inclusive dentro dos partidos de esquerda ligados a Rosa) e à subjugação étnica do imperialismo. Revolucionária até o fim, vemos como Rosa lutou – tanto na Polônia dominada pelo império russo, quanto na Alemanha –, evidenciando sua imensa coragem e inteligência, que usou apaixonadamente em sua luta até sua morte.

Este trabalho foi elaborado pelos alunos do curso de Filosofia, da UNIOESTE, Campus de Toledo.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!